A ANVISA publicou no dia 16/09/2025 o novo Manual de Importação, trazendo clareza a uma das maiores preocupações do setor nos últimos meses: a manutenção da operação de importação direta mediante Declaração do Detentor do Registro (DDR).
O documento confirma que seguirá sendo possível realizar estas operações típicas de empresas que realizam o serviço de "hosting" ou de empresas que atuam com diversidade de distribuidores com a emissão da DDR. Esse procedimento vem sendo utilizado há mais de 20 anos e representa um dos pilares da previsibilidade regulatória para empresas que atuam com produtos para saúde.
Nos últimos dias, circularam informações de que a DDR poderia ser extinta, o que gerou grande apreensão em toda a cadeia de importação. A publicação do novo manual pela ANVISA, portanto, reforça a segurança da operação, assegurando que não haja impactos negativos na transição para os novos sistemas aduaneiros, como a DUIMP.
Mais do que um detalhe técnico, essa decisão preserva a continuidade operacional, evita atrasos no acesso a tecnologias de saúde e garante que empresas mantenham o planejamento de suas atividades com estabilidade e confiança.
Esse é um passo importante para demonstrar que a evolução regulatória pode (e deve) caminhar ao lado da previsibilidade necessária ao mercado, sempre com foco na proteção da saúde pública.
Nossa equipe acompanha de perto todas as atualizações regulatórias e está pronta para apoiar sua empresa neste cenário em constante evolução.
📱(11) 96645-3449
Enviamos em seu e-mail nossas notícias, eventos, comunicados filtrando apenas os assuntos e categorias que você escolhe receber.
+55 11 3889 0875
comercial@verarosas.com.brRua Batataes, 376
Jardim Paulista - São Paulo/SP